Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2016

O cerrado pede socorro


O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Podem ainda ser encontradas manchas de Cerrado incrustadas na Região da Caatinga, Floresta Atlântica e Floresta Amazônica. Hoje, restam apenas 20% desse total. Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região, favorece sua biodiversidade . 


Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam nele.  Devido a sua localização e compartilhamento de espécimes com a maioria dos biomas brasileiros, o Cerrado possui uma biodiversidade comparável a da Floresta Amazônica. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. 


O cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. A atividade garimpeira, por exemplo, intensa na região, contaminou os rios com mercúrio e contribuiu para seu assoreamento. A mineração favoreceu o desgaste e a erosão dos solos. Na economia, também se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do Cerrado. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas.



VOCÊ SABE O QUE É UM PARQUE NACIONAL ?

A proteção das espécies da fauna e da flora nativas de um país ou região onde ocorrem, só pode ser feira de forma efetiva pela preservação de porções significativas de seus ambientes naturais ou habitats. Assim, no Brasil, como em muitos países no mundo, foram criadas as Unidades de Conservação, abrangendo amostras destes ambientes naturais, tendo como finalidade sua preservação e/ou conservação e se constituindo num instrumento de proteção da biodiversidade do País.

Os parques Nacionais, uma das modalidades de Unidades de Conservação, são áreas especialmente criadas para preservar representantes da fauna e da flora, inclusive os ameaçados de extinção, para proteger os recursos hídricos, como rios, cachoeiras, nascentes e também para conservar as formações geológicas. Além disso, os Parques têm a função de proporcionar meios para a educação ambiental, pesquisa e recreação. Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário